Como implementar os projetos

*Queremos que a utilização das ferramentas de comunicação à distância estejam incorporadas na nossa prática. Para isso é essencial que as utilizemos junto aos nossos alunos*

1. Apresentação

Ao apresentar o projeto junto aos alunos é imprescindível navegar com eles pelas páginas do LECT, a fim de eles conheçam como o site está organizado.
É também importante ensinar nossos alunos a utilizarem o formulário eletrônico e o fórum, valorizando o preenchimento do perfil, os objetivos de um fórum e que tipo de contribuição que podemos fazer nele.

2. Implementação efetiva na turma

Definição de horários - definir qual horário/aula o trabalho com o projeto será realizado. Para isso, devemos considerar o agendamento da sala de informática, do laboratório de ciências e da biblioteca.

Levantamento dos materiais - é necessário pesquisar na apostila ou junto ao LECT os materiais necessários para a realização do projeto e averiguar se as escolas os possui ou é necessário adquiri-los.

Definição do tipo de aulas - quanto tempo dedicar à investigação, à coleta de dados, ao envio de dados, à discussão on line deve ser previamente definido pelo corpo docente. Quando não há planejamento para todas as atividades do projeto, muitas delas podem não ocorrer.

Definição das Responsabilidades - é necesssário organizar os grupos de trabalho e definir as tarefas de cada um (por ex.: limpeza de bebedouros, alimentação dos girinos, montagem e desmontagem de materiais, etc.). Deve haver um rodízio de responsabilidades, de forma que todos alunos possam ter feitos todas as atividades.

3. Estratégia: investigação

Não podemos perder de vista que, antes de mais nada, o trabalho com os projetos permite que investiguemos uma determinada situação: a avifauna da escola, a quantidade de material reutilizável produzido nos domicílios dos alunos, a qualidade da água de um rio, etc. Para isso, nossa meta é coletar dados e analisá-los. Mesmo nas séries iniciais deve-se priorizar o registro e arquivamento dos dados coletados nas investigações, para que eles possam ser analisados e apresentados aos outros alunos.

4. Organização do trabalho em grupo

A prática com projetos é o lugar de excelência para o aprendizado do trabalho em grupo. Para isso, é bom que o professor organize:
. Critérios de escolha da equipe – possibilidade de negociação com a turma;
. Rotina de rodízio de atividades (“redator”, “facilitador”, “controlador do tempo”, “organizador”, “suplente”)
. Cronograma de responsabilidades visível a todos;
. Auto-avaliação (uso de pautas/rubricas)

5. Levantamento das concepções prévias dos alunos

Ao iniciar o projeto é importante que o professor ea turma resgatem o que já sabiam sobre o tema. Isto pode ser feito através de: relatos de experiências pessoais; análise de situações/imagens/problemas; : levantamento de questões relacionadas ao tema de estudo.

6. Definição dos objetivos

O professor poderá, com a turma, realizar um levantamento de “perguntas” que podem ser respondidas através do projeto.
Ao propor o tema de estudo (aves, plantas carnívoras, dente-de-leão, etc) deve-se perguntar:
Que perguntas eu posso responder através do estudo deste tema (negociação com a turma);
Estas perguntas serão os objetivos do projeto para aquela turma.

7. Categorização das perguntas e estratégias para respondê-las (metodologia de investigação)

Após um registro das perguntas (é bom fixá-las na parede em cartolina) deve-se questionar aos alunos sobre como responder às perguntas elencadas.
Assim traça-se a metodologia de trabalho (pesquisa em livros, censos, entrevistas, atividade de campo, etc)

8. Coleta e registro dos dados/pesquisa bibliográfica

O professor e a turma devem organizar a metodologia de pesquisa e o cronograma de pesquisa. Para isso, é bom que se o
rganize as etapas de coleta de dados de campo e bibliográficos.
Fazer um rodízio de atividades pode ajudar no cumprimento de todos os objetivos elencados pela turma (grupos em campo/grupos na biblioteca/grupos na informática, etc.)

9. Discussão dos dados coletados e pesquisas

Durante a pesquisa e coleta de dados é importantíssimo que os alunos tenham espaço para o questionamento dos dados e a busca de hipóteses. Para isso, é imprescindível utilizar o fórum de discussão on line.

10. Sistematização do percurso

Organização das informações obtidas na forma de relatório:

- Objetivos
- metodologia
- resultados
- conclusões

Preparação de uma exposição interna e externa do trabalho
- Preparação de uma exposição interna (na turma) do projeto e externa (escola e reunião de fechamento)
Organizar fotos, relatos, desenhos, esquemas e demais materiais produzidos.