O PROJETO

Apresentação

O ano de 1994 foi o início de um novo projeto de ensino de Astronomia, unindo as novas tecnologias de comunicação existentes: a fusão da mais antiga ciência com os mais modernos meios de transmissão de conhecimentos. Esta união tem possibilitado, aos interessados em ensino-apredizagem de Astronomia, várias trocas significativas de experiências e dados adquiridos durante todos esses anos de Projeto Sky.

Objetivos

1. Estudar as estações do ano através do movimento aparente do Sol

O estudo das estações do ano envolve:

a. Conhecer o Gnômon como instrumento astronômico
b. Construir a rosa dos ventos
c. Determinar o meio-dia real, entendendo sua aplicação na Astronomia e a diferença em relação ao relógio atômico
d. Compreender o fenômeno das estações do ano através do acompanhamento do movimento aparente do Sol
e. Observação da trajetória aparente do Sol ao longo do ano no seu nascer ou ocaso.

2. Estudo do Planeta Terra

O estudo do nosso planeta procura envolver:

a. Conhecer latitude através da determinação da latitude local, utilizando o Gnômon
b. Compreender a relevância his
tórica da descoberta da latitude e longitude
c. Verificar a variação da sombra ao longo do ano e a relação com o grau medido da latitude local
d. Compreender a inclinação do eixo da Terra, utilizando o Gnômon
e. Verificar o processo de Eratóstenes (270 a.C.) para medir o raio da Terra
f. Calcular a circunferência e o raio da Terra
g. Construir um relógio de Sol

3. Estudo da Lua no sistema Lua-Terra-Sol

O estudo da lua deve contemplar:

a. A compreensão das fases da Lua
b. O acompanhamento e estudo dos eclipses lunares
c. As relações básicas da Mecânica Celeste com os eclipses lunares

4. Observações noturnas

As observações noturnas, apesar de apresentarem uma incompatibilidade inicial de horários com a escola, permite aprofundar os conhecimentos de Astronomia, e envolve:

a. A preparação para realizar uma observação noturna
b. A interpretação da carta celeste
c. A observação de satélites artificiais
d. O acompanhamento das efemérides via internet

A utilização da rede Internet tem sido essencial como ferramenta de busca de informações, troca de dados entre diferentes participantes do projeto, acompanhamentos de fenômenos astronômicos em tempo real com diversos integrantes do projeto nas várias regiões do mundo.

Bibliografia

BIZZO, N. Ciências: Fácil Ou Difícil? São Paulo: Ed. Ática, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BOCZKO, R. Conceitos de Astronomia. São Paulo: Ed. Edgar Blücher, 1984.

CANALLE, J.B.G. Oficina de Astronomia. Apostila da UERJ.

CANIATO, R. O Céu. São Paulo: Ed. Ática, 1996.

GLEISER, M. A dança do universo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

FARIA, R. P. Fundamentos De Astronomia. Campinas: Ed. Papirus, 1982.

MATSUURA, O. T. Atlas Do Universo. São Paulo: Ed. Scipione, 1996.

MOURÃO, R. R. F. Atlas Celeste. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1990.

SOBEL, D. Longitude. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.